Dia 11 de agosto é comemorado o dia do advogado

Terça, 11 de agosto de 2020

No dia 11 de agosto foi estabelecido em nosso país o dia do advogado, para comemorar a inauguração das duas primeiras escolas de Direito do Brasil, fundadas em 1827 pelo imperador D. Pedro I. Elas foram instaladas em Olinda, no Mosteiro de São Bento (atual Faculdade de Direito da UFPE), e em São Paulo (atual Faculdade de Direito da USP).

Tendo em vista que o então imperador havia proclamado a Independência do Brasil alguns anos antes e criado, em 1824, a nossa primeira Constituição, era primordial que se formassem profissionais brasileiros para executar e aplicar as leis e é por essa razão que essas escolas foram fundadas.

 

O significado da palavra

O termo advogado tem origem na palavra latina “advocatus”, proveniente da junção entre o prefixo “ad”, que significa aproximação, e “voco”, que tem o significado de chamar. Ou seja, o “advogado” é o profissional chamado para atuar em conjunto com o autor ou o réu da ação, em sua defesa.

 

Curso antigo

O primeiro curso de Direito foi estabelecido em Bolonha, na Itália, no ano de 1150, o que comprova que esse é um dos cursos mais antigos existentes no mundo.

 

Fonte: Jurisblog